1 de outubro – Dia do Saquê: um ótimo momento para aproveitar e degustar!

Existem tradições milenares relacionadas à cultura e que nos revelam os hábitos e costumes de uma nação. Uma dessas tradições é o saquê, bebida apreciada no Japão em diversos eventos.

Lá, o Dia do Saquê é comemorado em 1º de outubro. Vamos entender um pouco mais sobre a data e a bebida.

Como sabemos, a cultura oriental tem como base o arroz, principalmente a cultura japonesa. Além do cereal aparecer nos pratos principais dos japoneses, ele dá base para uma das bebidas mais famosas. No caso, o saquê.

A bebida é produzida a partir da fermentação do arroz e leva água pura em sua composição. Como o dia 1º de outubro marca o fim da colheita do cereal, é a partir desse momento que o arroz será fermentado e dará origem ao saquê.

Por isso, foi esse o período escolhido para celebrar a bebida.

VOCÊ SABE COMO APROVEITAR E DEGUSTAR O SAQUÊ?

A bebida pode ser apreciada fria, principalmente quando se trata dos saquês de alto padrão. Os tipos mais comuns e simples, no entanto, podem ser aquecidos. Mas atenção! Nada de ferver a bebida. Aquecer a 50°C é mais que suficiente.

Depois, você decide se toma a bebida pura ou monta um drinque. Se escolher a primeira opção, você pode ingerir a bebida em copos pequenos de cerâmica, como manda a tradição japonesa.

Por aqui, o brasileiro costuma fazer algumas adaptações, como tomar a bebida com sal na borda e em copos transparentes. Não é errado. Só não tente fazer isso no Japão.

Ah, lembre-se, também, de degustar o saquê aos poucos. Não se trata de uma dose, mas de uma bebida para ser apreciada.

É POSSÍVEL COMBINAR O SAQUÊ COM PRATOS?

Sim. A isso, damos o nome de harmonização. Os saquês especiais ou ultra especiais podem ser servidos como uma espécie de vinho branco: vai bem com saladas, grelhados, massas sem molhos e sashimis.

É importante ressaltar que, assim como o vinho, existem saquês suaves e secos. Vamos aprender como combinar:

•    Saquês suaves: combinam com pratos mais salgados, para trazer equilíbrio ao paladar.

•    Saquês secos: podem ser apreciados com sobremesas ou, até mesmo, chocolate. Por ser seco, há uma quebra de gostos no paladar.

Para saber se está diante de um tipo ou outro, você precisa verificar, no rótulo da embalagem, qual a gravidade da bebida, determinada pelo índice nihonshu-do. Se esse número for positivo, trata-se de um saquê seco. Se for negativo, indica presença de açúcar.

Fique atento, também, ao teor alcoólico da bebida.

SAQUÊS TAMBÉM SERVEM PARA DRINQUES

Além de dar aquele destaque especial na comida, o saquê serve de base para alguns drinques, tais como:

•    Batida de morango com saquê: esta receita é para quem gosta de algo mais açucarado. Os ingredientes são: saquê, morangos, leite condensado e gelo. Basta bater tudo no liquidificador e, na sequência, degustar.

•    Drinque Samurai: misture uva verde com capim limão em um copo triture-os com um garfo. Adicione gelo e, na sequência, saquê e água de coco. Depois é só mexer bem o fundo e servir com uva verde, para decorar.

•    Drinque Arlequim: para quem procura uma receita refrescante, é uma combinação ideal, que mistura: alecrim, maracujá, açúcar, saquê e gelo. Primeiro, você esmaga o açúcar com o alecrim. Depois, adiciona três colheres de polpa do maracujá. Macera novamente. Na sequência, basta colocar a bebida e gelo. Você pode coar antes de servir.

Ficou com vontade?

Navegue pela nossa loja e aproveite, também, para conferir os melhores saquês do mundo!