3 dicas incríveis para harmonizar seus pratos com vinho branco

Em um país tropical com temperaturas mais elevadas como o nosso, o vinho branco surge como uma excelente opção na hora de escolher uma bebida que possua elegância e que seja um tanto quanto refrescante ao paladar. Seja para consumir sozinho ou acompanhando algum alimento, está cada vez mais presente na mesa dos brasileiros.

Porém, nem todos os alimentos são ideais quando combinados com esse tipo de vinho, podendo se tornar indigestos ou simplesmente anular os aromas. Com isso em mente, separamos neste artigo essas 3 dicas incríveis para harmonizar seus pratos com vinho branco!

Confira e boa leitura!

PRESTE ATENÇÃO NA COMPOSIÇÃO E TEMPEROS

Observar os ingredientes do alimento é fundamental para escolher qual o tipo e safra de vinho branco que será o ideal para aquela ocasião. Alimentos com maior presença de legumes ou sabores mais suaves ao paladar, como queijos, combinam perfeitamente com vinhos brancos leves, enquanto os com sabores mais sutis devem ser combinados com vinhos mais encorpados ou aromáticos.

ESCOLHA OS SEUS MOMENTOS

Você até pode harmonizar um vinho mais encorpado ou amanteigado com alimentos simples ou momentos mais descontraídos como uma tarde na piscina ou uma roda de conversa no quintal, porém o resultado será ineficaz. Alimentos e momentos mais simplórios requerem vinhos mais simplórios, que irão causar o efeito desejado sem que você tenha que gastar aquele vinho especial que estava guardando há anos.

ESCOLHA O VINHO QUE COMBINARÁ COM PERFEIÇÃO

Como já sabemos, para cada tipo de alimento e situação, existe um vinho ideal para acompanhar. Tendo isso em mente, separamos aqui as combinações mais ideais com os tipos de vinho branco mais comuns para você que quer alguma orientação de como harmonizar perfeitamente:

Chardonnay
É ideal para acompanhar peixes mais gordurosos e frutos do mar que possuam em seu preparo molhos amanteigados e sabores mais marcantes. É interessante, porém, se atentar ao fato de que pratos mais sofisticados não combinarão com Chardonnays de baixa qualidade, podendo ser um tiro no pé. Aves como frango e peru também podem cair como uma luva nessa harmonização.

Sauvignon Blanc
O rei dos azedos. É o parceiro ideal para saladas e outras receitas que possuam molhos azedos, principalmente com peixes e frutos do mar mais leves. Também pode casar perfeitamente com queijos como o Minas frescal, ricota, queijo coalho e mozzarella de búfala.

Pinot Grigio
Este vinho leve e descompromissado é ideal para saladas levemente temperadas e peixes com temperos também mais moderados. Uma combinação interessante pode ser o popular sushi, que harmoniza perfeitamente com essa bebida. O Pinot Grigio dará uma “cara nova” a essa popular comida japonesa.

Aromáticos
Os vinhos brancos aromáticos combinam perfeitamente com comidas com temperos acentuados ou picantes, e também com alguns pratos de pescados ou aves. Também podem ser ideais para serem consumidos junto com uma boa pizza tradicional.

Gostou das dicas? Está preparado (a) para harmonizar perfeitamente as suas receitas com um finíssimo vinho branco? Se quiser saber mais sobre receitas e dicas, não deixe de conferir os demais artigos em nosso blog e escolha o seu vinho em nosso catálogo virtual clicando aqui.