Museu da Gula

Dicas

» Veja mais

3 dicas para escolher a cerveja especial perfeita para presente

 

 

Mais amargas, menos amargas, frutadas, encorpadas... Qualquer que seja a sua preferência, há uma cerveja com as características ideais para o seu paladar.

Agora, se você deseja presentear alguém com uma cerveja especial, mas não sabe como escolher, então não pode deixar de ler essas 3 dicas que separamos para facilitar a sua vida.


1. SAIBA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE CERVEJA

Cerveja não é tudo igual, mas toda cerveja tem 4 ingredientes principais: água, cereais, lúpulo e levedura. Você não precisa ser um mestre cervejeiro para escolher uma cerveja especial para presente, mas uma boa dica é conhecer ao menos as duas principais famílias de cerveja: Lager e Ale.

Cervejas da família Lager são de baixa fermentação, como Pilsen, American Lager, Schwarzbier, entre outras. Já as Ale são de alta fermentação, como IPA, Weiss e Witbier, por exemplo.

Segundo a Ambev, hoje há mais de 150 estilos diferentes de cerveja no mundo, alguns dos principais são: American Lager, Pale Ale, IPA e Witbier.

A American Lager é um tipo de cerveja mais leve e com alta sensação de refrescância, ideal para um churrasco na piscina, por exemplo.

As Pale Ale já são mais amargas, pois possuem mais lúpulo na receita e têm uma cor acobreada e aroma frutado

Por sua vez, as IPAs possuem amargor, mas em conjunto com outros sabores herbais, cítricos ou resinosos que podem se destacar em sua composição, além de possuírem mais álcool que as Pale Ale.

Quem prefere uma cerveja de baixo amargor pode escolher uma Witbier, cerveja de base trigo não-maltado, condimentada com laranja e coentro. Essa é uma das preferidas de quem começa a se interessar por cerveja artesanal.


2. CONSIDERE COM QUE COMIDA A CERVEJA VAI COMBINAR

Se você pretende dar a cerveja de presente em um almoço ou jantar, oferecer uma cerveja que combine com a comida é uma boa opção.

Caso conheça as preferências da pessoa que deseja presentear, fica ainda mais fácil.

Cervejas Pale Ale, por exemplo, combinam com comidas muito condimentadas. Já uma IPA combina com comidas picantes e queijos fortes.

Se a ideia é combinar com frutos do mar, a Witbier, com seu sabor diferenciado, é uma boa pedida.


3. NA DÚVIDA, LEIA O RÓTULO

Como deu para perceber, escolher a cerveja ideal pode ser difícil porque envolve muito o gosto pessoal. Mas certamente é um presente diferenciado, que vale o esforço.

Por isso, a terceira dica é bem simples: leia o rótulo. Nele haverá indicação do uso de especiarias, notas diferenciadas, além da escala IBU (International Bitterness Unit).

Essa escala, que vai de 0 a 100, indica o amargor da cerveja. Quanto mais próximo de 100, mais amarga ela é. Se você não conhece nada sobre o gosto da pessoa que vai presentear, melhor fugir de sabores muito amargos, pois são mais fortes e diferentes em relação às cervejas mais comuns.

Certamente, qualquer que seja a sua escolha, você encontra o que procura em nossa Loja Virtual. Cervejas, vinhos, gins, whiskies e outras bebidas, tudo para quem deseja encontrar o presente ideal!

Atendimento ao cliente Segunda à sexta, das 8h às 18h
(16) 2102-0350 (ramal 371)

Os valores anunciados são exclusivos para compras online