Museu da Gula

Dicas

» Veja mais

4 curiosidades sobre conhaque que você precisa conhecer

 

 

Com o período de quarentena, imposto pelo Governo para conter a pandemia causada pelo novo coronavírus, a dificuldade para sair está cada vez maior. Por isso, estando em casa, um ótimo passatempo são as práticas de cozinha e de bebidas para estar com a família ou com amigos próximos durante as lives dos cantores brasileiros ou para qualquer programação.

Para quem aprecia um aperitivo e uma boa bebida, a melhor indicação nesses momentos é o bom e velho conhaque. Sabia que o conhaque possui diversas utilidades?

Leia o post até o final e saiba 4 curiosidades sobre esta bebida especial que sempre acompanha os melhores momentos.


BREVE HISTÓRIA DO CONHAQUE

Para quem não sabe, o conhaque ou cognac, em francês, é basicamente derivado da destilação do vinho. Esse processo foi descoberto por Chevallier de la Croix-Marrons, no século XVII.

Anos mais tarde, descobriram que o brandy, nome antigo que se era dado ao conhaque, quando armazenado por longos períodos em barris de carvalho, garantia uma melhor qualidade, tanto no gosto, quanto em seu aspecto visual.

Anos mais tarde, o Marketing de conhaque se tornou realmente efetivo pela empresa French Appellation d’Origine Contrôlée, segundo regras estabelecidas em 1938.


4 CURIOSIDADES SOBRE O CONHAQUE QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NÃO SABIA

1. Esquentar a bebida aumenta a concentração

Isso mesmo. Tradicionalmente, o conhaque é aquecido em uma vela, fazendo a sua concentração aumentar ainda mais. Quando você agita a taça, o aroma destaca se ainda mais e o gosto é altamente palatável.

2. Conhaque é decorrente da destilação do vinho

Também conhecido como brande ou brandy, o conhaque é oriundo da destilação do vinho, tendo cerca de 40% a 60% de teor alcoólico por volume. Além do vinho, a bebida também pode ser feita através do suco de frutas fermentadas.

3. Quanto mais velho, melhor

Por ser um composto proveniente do vinho, considera-se que quanto maior o seu tempo de armazenamento, maior é a qualidade do sabor.

4. Conhaque é utilizado para flambar

Você provavelmente já viu a frigideira do garçom pegar fogo e quis tentar. Na hora de flambar, utilize o conhaque como opção. Quando o conhaque pega fogo, o álcool evapora, deixando apenas o sabor e o aroma no alimento.


MELHORES ALIMENTOS PARA DEGUSTAR COM CONHAQUE

Tradicionalmente, a bebida é tomada durante ou após o jantar, porém existem alguns alimentos que podem ser acompanhados com o conhaque. Veja, a seguir:

1. Foie Gras

Esse prato é basicamente feito com fígado expandido de um pato ou ganso, sendo conhecido pelo seu sabor levemente sofisticado e acompanhado por uma pequena quantidade de manteiga.

2. Carne vermelha

Sendo a combinação mais utilizada, as carnes mais saborosas que servem de companhia ao conhaque são o filé mignon ou contrafilé.

Para promover um gosto ainda melhor, corte as carnes em tiras para que sejam servidas como aperitivo enquanto bebem.

3. Chocolate amargo

Algumas safras mais antigas de conhaque possuem um gosto picante e com um leve toque de baunilha. Por isso, são indicados para serem oferecidos após o jantar, acompanhando a sobremesa.

Dessa forma, doces com sabores mais amargos dão um contraste excelente ao sabor desse tipo de conhaque.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe os benefícios dessa excelente bebida para dias frios e no quanto pode ser uma ótima pedida nesse período de quarentena, navegue pelo nosso site e peça o seu!

 

Atendimento ao cliente Segunda à sexta, das 8h às 18h
(16) 2102-0350 (ramal 371)

Os valores anunciados são exclusivos para compras online