Museu da Gula

Dicas

» Veja mais

5 características que a cachaça precisa ter para ser considerada boa

 

 

A cachaça é uma das bebidas mais adoradas em nosso país. Tipicamente brasileira, está na lista das bebidas destiladas mais consumidas no mundo inteiro. O processo de produção se baseia no caldo de cana-de-açúcar fermentado.

Por conta da sua fama e grande demanda, a produção de cachaça tem sido expandida com o surgimento de diversos tipos com diferentes sabores e qualidades.

Alguns fatores determinam se uma cachaça é realmente boa, diferenciando das demais, tanto no sabor, no aroma e no preço.

Atualmente, as chamadas cachaças premium são uma versão mais sofisticada da cachaça convencional, apresentando características surpreendentes e diferenciadas. 

Confira as principais características de uma boa cachaça e saiba como identificá-las:


1. ATENTE-SE PARA O VISUAL

Diferentemente de outros tipos de bebidas, a cachaça deve ser sempre pura, com aspecto cristalino bem branquinho (transparente) ou dourado em casos de cachaças envelhecidas.

Mesmo sendo envelhecida, a cristalinidade deve ser identificada. O líquido não deve conter nenhum resíduo. Isso é possível graças a um bom processo de filtragem. 


2. SINTA O AROMA

A pinga é comumente conhecida pelo aroma forte, que até arde as vias respiratórias. Já a boa cachaça não provoca esse efeito desagradável.

Não arde as vias respiratórias e nem nos faz lacrimejar. Ele é bem agradável, frutado e levemente adocicado.


3. OBSERVE O RÓTULO DA BEBIDA

As cachaças de qualidade e que têm uma confiabilidade para seu consumo, contém no rótulo um registro chamado MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Tal registro é o que garante aos compradores que os alambiques que produzem a bebida são de qualidade e seguem os padrões de qualidade em todas as etapas de produção da bebida.

Caso a embalagem não contenha esse rótulo, é sinal de que o alambique pode não seguir tais determinações e padrões de produção, apresentando uma qualidade de aroma e sabor inferiores, e até mesmo podendo colocar a saúde em risco por conter compostos químicos nocivos.


4. AVALIE A SENSAÇÃO NA BOCA

Ao ingerir uma boa cachaça, ela não irá provocar a sensação de queimação na boca ao ponto de interferir no sabor da mesma. Tal sensação é típica de cachaças de pouca qualidade.

Obviamente, uma cachaça de qualidade irá esquentar a garganta e o peito depois de tomar a bebida por conta do nível de álcool. Porém, essa sensação não deve ser presente na boca, alterando o paladar e gerando desconfortos.

Uma dica para amenizar a queimação na garganta e no peito é ingerir corretamente a cachaça. Ao dar um gole na sua cachaça boa, deixe-a na boca por alguns segundos. Assim, a agressividade inicial do álcool passa e ela não desce queimando a garganta.


5. NÃO EXISTE RESSACA PARA BEBIDA DE QUALIDADE

A famosa ressaca não existe quando a cachaça é realmente boa. Uma cachaça de qualidade (que não foi misturada com outras bebidas alcoólicas) dificilmente lhe deixará com dores de cabeça e sintomas de ressaca no dia seguinte.

Avalie esse aspecto após ingeri-la! 


Quer adquirir uma cachaça de qualidade? Navegue pela nossa Loja Virtual agora mesmo www.lojamuseudagula.com.br e garanta a sua em nosso amplo catálogo disponível.

 

Atendimento ao cliente Segunda à sexta, das 8h às 18h
(16) 2102-0350 (ramal 371)

Os valores anunciados são exclusivos para compras online