Museu da Gula

Dicas

» Veja mais

Afinal, qual a temperatura ideal para apreciar um bom vinho?

Saber disso é fundamental não apenas para apreciar o gosto dessa bebida de forma efetiva e intensa, mas também para manter as suas características e, assim, garantir uma boa experiência. 

Então, a primeira coisa a dizer é que a temperatura ideal para se apreciar um vinho varia conforme o seu tipo.

Gostaria de saber mais? Acompanhe a leitura!


Temperaturas conforme o tipo de vinho

Os vinhos podem ser submetidos a temperaturas diferentes, que variam entre 6ºC e 18ºC, conforme o tipo e a marca.

6ºC a 8ºC
Espumantes e vinhos brancos doces, como os Sauternes, Moscato e Tokaj Retsina. Eles devem ser mantidos e servidos nessas temperaturas. Portanto, apreciados também. São conhecidos como vinhos de sobremesa.

8ºC a 10ºC
Os vinhos brancos suaves, alguns brancos secos e espumantes rosé, como os Aligote, Chanin Blanc, Lambrusco, Riesling, Vinho Verde branco e Muscadet devem ser mantidos, servidos e apreciados nessas temperaturas para que assim sinta-se o real gosto do vinho e o seu autêntico aroma. Os vinhos brancos suaves combinam com refeições que levam molhos brancos.

10ºC a 12ºC
Nessas temperaturas devem ser servidos e apreciados os seguintes vinhos: brancos mais secos e vinhos rosados; Macon, Chablis, Bordeauxs, Sherry fino e Verdicchio.

12ºC a 14ºC
Já nestas temperaturas, os grandes brancos e tintos ligeiros; Porto Branco; Amontillados; Chino; e Valpolicella. Os tintos são ideais com pratos que levam molhos vermelho.

14ºC a 18ºC
Nestas temperaturas, os vinhos encorpados, como o Cordillera Andina, Bacalhôa Syrah, Malbec e o Kelman Dão Tinto.


Como manter os vinhos nessas temperaturas?

De acordo com especialistas, o ideal é adquirir uma adega climatizada, pois um só descuido pode comprometer o corpo do vinho, bem como sua casta, tanicidade, aroma e doçura. O gosto, por exemplo, pode ser prejudicado caso o vinho não esteja em condições ideais de preservação.

A adega climatizada ajuda a manter o clima adequado, o que pode no final das contas, contribuir para que tenha uma excelente experiência em sua apreciação de um bom e saboroso vinho.

No entanto, é importante dizer que você deve configurar a adega para operar em condições climáticas que possam favorecer os vinhos que se encontram nela e acrescentar que o ideal é que a adega opere com uma temperatura segundo o tipo de vinho que ela guarda.

Agora que já sabe qual é a temperatura ideal para apreciar um bom vinho, fique atento e considere a temperatura, pois, como vimos, deixar isso de lado pode comprometer a sua experiência.


E não é isso que você deseja, correto?

Já que estamos falando em vinho, por que não aproveita o momento para navegar pelo nosso site e conferir os produtos que temos?

Sem dúvida alguma, você adorará as bebidas que colocamos à sua disposição <<clique aqui e confira>>
 

Atendimento ao cliente Segunda à sexta, das 8h às 18h
(16) 2102-0350 (ramal 371)

Os valores anunciados são exclusivos para compras online