Museu da Gula

Dicas

» Veja mais

Champagne: a bebida do luxo e da celebração

 

 

A champagne é a bebida da comemoração. De fato, eventos sociais e históricos contribuíram para isso, mas você sabe o por quê?


Como surgiu o champagne?

Como você leu aqui, são champagnes os vinhos espumantes provenientes da região de Champagne, na França. Porém, quem iniciou o plantio de parreiras na área foram os romanos, entre os séculos I e V. A saber, os primeiros vinhos da região de Champagne eram rosa claro, feito de uvas Pinot noir.

Algumas vinícolas de Limoux, no sul da França, produzem espumantes desde o século XV. Nessa época, os ingleses também já sabiam como engarrafar o frisante. Mas foi no século XVII que a bebida se popularizou.

O clima frio da região noroeste da França fazia com que a fermentação do vinho continuasse dentro da garrafa. Como sabemos, o gás carbônico é um dos subprodutos da fermentação. Sendo assim, como o gás não conseguia escapar o vinho ficava com bolhas.

Em princípio, o espumante foi um erro de produção. Algumas das garrafas, mais fracas na época, chegavam a explodir com a pressão.

Foi então que, no ano de 1668, Dom Pierre Pérignon começou a cuidar dos vinhedos da Abadia Beneditina, em Hautvillers, e deu vida à bebida. Pérignon é o criador de diversas técnicas para a produção de espumantes.

Napoleão Bonaparte servia a o champagne antes de cada uma de suas campanhas. O então imperador da França pensava que a bebida aumentava a moral de seus guerreiros. Dizem ser dele a frase: "Champanhe! Na vitória, merece-se, na derrota, é preciso."

Em 1805, Nicole-Barbe Ponsardin, casada com Philippe Clicquot, ficou viúva e assumiu a fábrica de champagne da família, que se tornou famosa com o nome de Veuve Clicquot.

A inovação trazida pela família foi a de deixar as garrafas de cabeça para baixo ao final da fermentação. Isso permitia a remoção das leveduras de modo mais fácil, sem grande desperdício.


Champagne como um luxo

O Marquês de St-Evremond apresentou a bebida à Londres entre as décadas de 1660 e 1670. Filipe, o duque de Orléans, sempre servia champagne nas festas hedonísticas que marcaram sua regência, entre 1715 a 1723.

Os produtores de champanhe mais antigos e renomados de hoje nasceram durante o longo reinado de Luís XV: Ruinart, em 1729, Moët & Chandon, em 1750 e Louis Roederer, em 1776.

Já em 1850, 20 milhões de garrafas foram produzidas. No ano de 1900, a França exportou cerca de 30 milhões de garrafas desse espumante. Em 1950, eram cerca de 200 milhões de garrafas ao ano, e nos dias atuais são mais de 350 milhões. Além disso, atualmente existem mais de 12 mil marcas da bebida.


A bebida do luxo e da vitória

O drink era visto como um símbolo de status nas cortes europeias do século XVIII. No início do século XX, servia-se champagne como um vinho-sobremesa. Já no cinema, James Bond, em seus filmes, tomou champagne 35 vezes.

No pódio do automobilismo, a tradição começou em 1967, quando o piloto Dan Gurney levou a bebida consigo para comemorar a vitória no circuito 24 Hours of Le Man, na França.

E existem ocasiões em que nem se bebe o drink, como em eventos de lançamento de grandes navios, em que se quebra a garrafa no próprio navio, e casamentos russos, em que se joga a garrafa ao chão.

Enfim, seja qual for a festa, ela merece uma champagne. Por isso, visite a nossa loja e escolha o luxo para celebrar a vida. Saúde!

Atendimento ao cliente Segunda à sexta, das 8h às 18h
(16) 2102-0350 (ramal 371)

Os valores anunciados são exclusivos para compras online