Museu da Gula

Dicas

» Veja mais

Conheça 3 formas de utilizar cerveja nas suas receitas

 

 

APRENDA A ESCOLHER A CERVEJA IDEAL PARA SUA RECEITA

Atualmente, existem muitos tipos de cerveja disponíveis, e é preciso atenção para escolher a que mais se encaixa no que pede sua receita. Para acertar na compra da cerveja ideal, a dica é harmonizar sabores, sabendo basicamente que:

• Cervejas claras combinam com pratos leves, entre eles: peixes em geral, frango, frutos do mar e molhos para saladas;

• Cervejas escuras combinam com pratos mais gordurosos e de sabor acentuado, entre eles: carne bovina, carne de porco, alimentos condimentados e molhos para churrasco.

É importante ressaltar que, no preparo de pratos para a família, deve-se considerar a evaporação do álcool antes de servir para crianças.


CARNE BOVINA E CERVEJA PRETA

A carne bovina, por ser rica em gordura e suculência, é facilmente harmonizada com a cerveja preta ou artesanal. Uma sugestão de preparo é cozinhar a carne em panela de pressão com cerveja preta.

Além da carne, pode-se adicionar azeite, cebola, caldo de legumes e sal. A intenção é que o tempero se misture à cerveja preta, para contrastar com o gosto levemente amargo da bebida. No preparo, basta colocar todos os ingredientes em uma panela de pressão, incluindo todo o conteúdo da lata de cerveja, e deixar cozinhar por cerca de 40 minutos após a pressão.

Apesar de a carne de panela ser um clássico da culinária cervejeira, algumas pessoas também integram a cerveja preta aos molhos de churrasco. A partir de uma mistura de azeite de oliva, mostarda, mel, açafrão e sal, adiciona-se cerveja preta para complementar a combinação do molho. Pode ser utilizado como acompanhamento de carnes assadas e hambúrgueres de carne vermelha.


FRANGO E CERVEJA CLARA

O frango, carne branca sem muita gordura e de digestão mais fácil, pede cerveja clara em suas receitas. Dentre todos os preparos possíveis, destaca-se o frango assado marinado na cerveja – rápido e simples de fazer.

A receita baseia-se em misturar a cerveja clara a temperos como:

• Tomilho;

• Alho;

• Cebola;

• Temperos a gosto.

Em um refratário, basta espalhar a mistura em todo o frango e deixá-lo marinando por cerca de meia hora ou mais. Ao final, deixar no forno até que crie crosta dourada por cima, certificando-se de que está cozido por dentro.

Apesar das carnes, as cervejas também são utilizadas em muitas outras receitas tradicionais do cotidiano. Receitas que podem ser facilmente incrementadas com a ajuda de algumas medidas de cerveja, como:

• Brigadeiro: o brigadeiro de cerveja leva 350 ml de cerveja preta, do tipo levemente adocicada, acompanhando os outros ingredientes triviais do brigadeiro de sempre, o leite condensado e a manteiga;

• Brownie: o brownie de cerveja é feito com cerveja tipo Stout, que não deve ser gelada para não desandar a receita. Um dos cuidados, além da temperatura, é o de descartar a espuma quando for medir a quantidade de cerveja. Espere abaixar ou retire com uma colher;

• Molhos e caldos: independentemente da sua preferência, as cervejas são ótimos ingredientes para serem adicionados aos molhos e caldos – doces ou salgados.

Que tal, alguma dessas receita mexeu com sua imaginação? Para prepará-las, você já sabe, navegue pelo nosso site e adquira tudo que precisa!

 

Atendimento ao cliente Segunda à sexta, das 8h às 18h
(16) 2102-0350 (ramal 371)

Os valores anunciados são exclusivos para compras online