Conheça 3 formas diferentes de saborear tequila

Quem é que não gosta de uma boa tequila, não é mesmo? Mas o que muitas pessoas não sabem é que não existe apenas uma forma de apreciar essa bebida que promete esquentar até as noites mais geladas.

Portanto, se você é acostumado a beber tequila apenas do modo tradicional, com limão e sal, prepare-se para conhecer algumas formas diferentes de apreciar essa bebida que com certeza vão te deixar ainda mais apaixonado por ela. Preparado?

Vamos lá!

1. COMEÇANDO PELO TRADICIONAL...

É claro que não poderíamos começar de outra forma que não fosse falando sobre a forma tradicional de tomar tequila, não é mesmo? Afinal de contas, o orgulho patriota do povo mexicano está presente até mesmo no momento de degustar a tequila. E não poderia ser diferente, já que são eles os responsáveis por apresentar essa maravilha ao mundo.

Mas não se engane, a maneira tradicionalmente mexicana de tomar tequila não é com sal e limão. Fazendo jus às cores da bandeira do México, o método tradicional de degustar uma boa tequila é ingeri-la acompanhada de uma dose de ‘sangrita’ (bebida feita com diversos ingredientes, entre os quais podemos encontrar pimenta jalapeño e tabasco, laranja e tomate), e uma dose de suco de limão.

Para isso, você não pode tomar em doses, mas sim em goles. Seguindo a ordem: tequila, limão e sangrita. Arriba!

2. APRECIE CADA NOTA DE SABOR

Apesar de ser uma forma clássica de consumir a bebida, você sabia que a degustação com limão e sal surgiu há 200 anos na tentativa de mascarar a baixa qualidade de destilação de algumas tequilas na época?

No entanto, assim como outras bebidas, o processo de destilação da tequila também evoluiu muito, o que faz dela hoje uma bebida que pode e deve ser apreciada em pequenos goles. Para isso, uma forma diferente de degustar a sua tequila é experimentando cada gole, como fazemos com vinhos, por exemplo.

Para isso é válido até mesmo preferir copos maiores da bebida, já que assim será mais fácil apreciar suas notas de sabores, bem como o aroma e os sabores que são adquiridos e encorpados durante o seu período de repouso.

3. BEBIDA DE BALADA?

Por muitos anos o consumo de tequila se restringiu apenas às baladas. Ainda hoje é bastante comum ver pessoas pedindo doses de tequila para tomar junto com seus amigos e, assim, dar um ‘up’ na noite, já que conhecemos bem o teor alcoólico dessa bebida.

No entanto, a tequila está deixando de se restringir apenas às baladas, e passando a fazer parte de círculos de apreciação, assim como whisky e vinho, por exemplo. E, indo contra todas as expectativas, a tequila também pode ser perfeitamente harmonizada com pratos.

É isso mesmo que você leu. Como estamos falando de uma bebida com um alto teor alcoólico, o mais indicado é que seja harmonizada com pratos mais leves para obter o perfeito equilíbrio. Tequilas Silver, por exemplo, harmonizam super bem com carne branca e salada de folhas.

Procurando pela tequila perfeita para a sua degustação? Então conheça as opções disponíveis no Museu da Gula!