Museu da Gula

Dicas

» Veja mais

Conheça os melhores vinhos para consumir no verão

 

 

O verão está chegando e com ele vem tudo o que costuma acompanhar a estação. Calor, praia e vinhos! Enquanto este tipo de bebida é mais associado ao inverno ou o frio, engana-se quem acha que o verão não pede um ótimo vinho.

Existe a opção ideal para qualquer situação, por isso, conheça os melhores vinhos para consumir durante o verão que se aproxima.


OS VINHOS BRANCOS E ESPUMANTES

É verdade que os vinhos tintos são mais recomendados para as épocas mais frias do ano, o que significa que os brancos e espumantes são os ideais para os momentos de maior calor. Riesling, Chardonnay e Sauvignon Blanc são alguns dos rótulos mais recomendados, por ter um baixo teor alcoólico, trazendo bebidas um pouco mais secas, jovens e menos complexas.

É claro que no verão você quer consumir a bebida mais gelada possível, mas o ideal é servir estes vinhos entre 8 a 10 graus, pois algo mais gelado do que isso acaba anestesiando a boca, o que impede que você aprecie a bebida ao máximo.


VINHOS TINTOS E ROSÉ NO VERÃO

Os vinhos rosé também podem ser uma boa pedida no verão. Porém, seu consumo é em uma temperatura um pouco mais alta do que o branco, variando entre os 10 e 12 graus. Uma boa dica, é deixar a garrafa na geladeira por certo tempo antes de consumir. Por volta de uma hora é o suficiente.

Mas, se você é fã do vinho tinto, não é preciso excluí-lo da sua adega durante o verão. Existem sim, as opções deste tipo de vinho que são mais adequadas para essa época. Para aproveitar um vinho tinto, a dica é optar por rótulos mais jovens, que estão prontos entre 2 ou 4 anos. Assim, não somente eles são mais frutados, mas tem um menor contato com a madeira.

Da mesma forma que com os outros tipos, opte por vinhos que tenham aromas mais florais, sejam mais frescos e ácidos, e com um teor alcoólico um pouco menor.


ALIMENTAÇÃO E VINHOS NO VERÃO SÃO SINÔNIMO DE LEVEZA

No verão, a vontade de comer refeições muito pesadas naturalmente cai, por conta do desconforto das altas temperaturas. Por isso, os vinhos e os pratos têm um tema muito em comum: a leveza.

O vinho branco é uma ótima pedida, pois ele cai muito bem com as saladas, um dos pratos mais pedidos no verão. Os vinhos dos rótulos Chardonnay e Semellión são excelentes opções para acompanhar saladas, especialmente aquelas que têm um molho com base mais cremosa, como o ranch.

Os grãos e as frutas também acompanham as saladas, usando nozes, maçã, manga, pêssego e diversas outras. Frutas vermelhas e laranjas também fazem parte do cardápio nessa estação. Por isso, rótulos Pinot Grigio e Moscato d’Asti são ótimas pedidas para realçar as frutas.

No verão, as carnes também são opções mais leves, como os frutos do mar e as aves, fazendo com que o vinho branco mais uma vez se destaque, por combinar perfeitamente com esse tipo de alimento. Um Chardonnay ou um Pinot Noir tinto bem leve podem ser uma excelente pedida.

O vinho é uma bebida tão especial por combinar com praticamente qualquer ocasião. Não importa qual seja a estação do ano, existem os vinhos perfeitos para cada momento.

Por isso, confira nossa seção dedicada aos vinhos e encontre aquele ideal para deixar o seu verão ainda mais delicioso!

 

Atendimento ao cliente Segunda à sexta, das 8h às 18h
(16) 2102-0350 (ramal 371)

Os valores anunciados são exclusivos para compras online