Museu da Gula

Dicas

» Veja mais

Gin: conheça 4 curiosidades sobre a bebida do momento!

 

 

Seja no happy hour ou naquela baladinha de sábado à noite, não há dúvidas sobre qual bebida se tornou a queridinha dos brasileiros: o gin. Com toda essa popularidade nos últimos anos, os jovens podem até achar que a história do drink é recente, né?

E se a gente te disser que o primeiro hype do gin foi há mais ou menos quatro séculos?

Pois é. Provavelmente tem muitas curiosidades que você sequer ouviu falar sobre essa que é a bebida do momento. Algumas se perdem com o tempo, outras são conhecidas por poucas pessoas. Mas uma coisa é certa: você vai se surpreender com a história desse destilado que a gente tanto adora.

Então vamos lá: desde a origem do drink até suas propriedades, a gente separou quatro fatos sobre o gin que ninguém nunca lhe contou. Confira:


GIN COMO REMÉDIO DIURÉTICO?

Acredite se quiser: o gin nasceu com um propósito de solucionar problemas renais.

Durante a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), na Europa Central, o médico holandês Franciscus Sylvius de Bouve desenvolveu um remédio criado para ser uma fórmula alternativa aos diuréticos, que são os medicamentos que atuam no funcionamento dos rins.

Como se deve imaginar, o propósito inicial não deu muito certo, mas a bebida alcóolica ficou super famosa entre os soldados holandeses. Dá pra imaginar que o drink que a gente começou a amar um dia desses já foi popular há 400 anos?


PAÍS DE ORIGEM

O tópico anterior deu um spoiler, mas vale reforçar, pois essa você provavelmente não esperava. O gin normalmente é muito associado à Inglaterra, que de fato, foi o país que ajudou a popularizar o drink. Porém, na verdade, ele foi desenvolvido mesmo na Holanda.

Conta-se que, ainda na Guerra dos Trinta Anos, soldados do Exército Britânico conheceram a bebida através dos holandeses e gostaram tanto que levaram algumas pra casa. Desde então, a Inglaterra estabeleceu uma das melhores produções de gin no mundo – até hoje, diga-se de passagem.


O ELEMENTO PRINCIPAL

As bagas de zimbro são indispensáveis na fabricação do gin. Este nome vem do latim juniperus, que inclusive deu origem às denominações da bebida: jenever, na Holanda, e gin, na Inglaterra e disseminado no resto do mundo.

O aspecto da semente se assemelha a uma pimenta do reino gigante. Mas o fato é que essa matéria-prima rica em oxidantes é fundamental para potencializar o aroma e o sabor do gin, proporcionando uma experiência inigualável.


RELAÇÃO ENTRE GIN E PERFUME

O que gin e perfume têm em comum? Muito mais do que você imagina! No gin, utiliza-se elementos como raízes de lírio, alcaçuz e angélica – todos presentes em vidros de perfume!

Não é coincidência que seja uma bebida tão perfumada – aliás, foi exatamente essa sofisticação que fez o gin entrar novamente na moda.

Depois de conhecer tanta coisa legal sobre o gin, aposto que deu até água na boca, né? Então não perca tempo: acesse a nossa loja virtual agora mesmo e encontre os melhores gins para você apreciar com estilo!

Atendimento ao cliente Segunda à sexta, das 8h às 18h
(16) 2102-0350 (ramal 371)

Os valores anunciados são exclusivos para compras online