Museu da Gula

Dicas

» Veja mais

Gin: tudo o que você precisa saber sobre a bebida queridinha do momento!


Nos dias atuais, é difícil encontrar alguém que não tenha experimentado o Gin no Brasil. Essa bebida se popularizou muito nos últimos anos e passou a fazer parte dos melhores momentos dos brasileiros. Além de ser consumido puro, o Gin é bastante utilizado para compor drinks deliciosos (aprenda aqui a fazer um drink inesquecível com seu gin).

Essa bebida é reconhecida pelo seu sabor típico que é a principal característica que a diferencia e a torna amada por muitos. A fruta responsável pelo aroma do Gin é o Zimbro, típico da Europa e também conhecido como fruto de Genebra. Esse ingrediente é amplamente utilizado para a produção de bebidas alcoólicas e, também, para fins medicinais.

Contudo, os fatos mais interessantes sobre a história do Gin estão bem longe de parar por aí.

Saiba mais, a seguir, sobre os usos mais comuns para essa bebida e como ela surgiu.

Vamos lá!


QUAL É O PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO GIN E SEUS PRINCIPAIS INGREDIENTES?

Um Gin menos sofisticado pode ser aproximar sutilmente, em sabor e aroma, de uma vodca. Por isso, os defensores dessa bebida afirmam que para diferenciar uma vodca saborizada do Gin, a segunda composição deve ter, obrigatoriamente, o Zimbro. Além, claro, da combinação entre destilados de grãos fermentados e outros aromas botânicos específicos.

Em alguns processos de fabricação de Gin, dependendo das características que se deseja obter no sabor final, a base pode ser feita a partir de trigo, cevada, uva, entre outras associações. A preocupação principal é deixar o protagonismo para os ingredientes típicos já mencionados.

Entretanto, no mercado, podemos encontrar algumas boas variações dessa bebida que vão desde os sabores mais acentuados de frutas cítricas até outras frutas mais doces associadas aos florais. As destilações mais complexas utilizam especiarias sofisticadas para enriquecer ainda mais a receita original.


COMO E QUANDO O GIUN SURGIU?

Além das próprias características do Gin se destacarem em relação às outras bebidas, a sua história também é, de longe, uma das mais interessantes para qualquer apreciador.

O Gin é de origem europeia, mais precisamente da Holanda e a primeira versão da bebida foi criada no século 17. Por mais incrível que esse fato possa soar, originalmente foi desenvolvida para uso medicinal alternativo. A ideia era oferecer uma forma de tratamento diferente dos meios convencionais para as pessoas que sofriam com doenças renais crônicas.

Essa forma de pensar não surgiu por acaso, pois conforme mencionados no início do texto, o Zimbro é amplamente reconhecido pela medicina alternativa. Entretanto, combinado ao álcool, a composição não chegou aos resultados esperados e foi suspendida.

O Gin poderia muito bem ter desaparecido após o fracasso da experiência inicial, mas ganhou muitos apreciadores que foram, definitivamente, conquistados pelo sabor característico e único. A bebida se espalhou pelo continente europeu e depois foi levada para outras partes do mundo e, hoje, é querida mundialmente.


Neste artigo você conheceu a história do Gin e algumas características sobre o seu processo de fabricação.

Agora, nós queremos te fazer um convite: visite a seção de Gins em nossa loja virtual e conheça diversas opções, com certeza temos aquela que combina mais com você!

 

Atendimento ao cliente Segunda à sexta, das 8h às 18h
(16) 2102-0350 (ramal 371)

Os valores anunciados são exclusivos para compras online