O que levar em consideração na hora de escolher um licor?

O licor é uma bebida aromática e de sabores exóticos, sendo utilizada em uma grande variedade de aplicações dentro do mundo da gastronomia. A bebida pode ser consumida de forma pura em taças, mas também pode ser um excelente complemento quando utilizado nos mais diversos tipos de coquetéis, doces e pratos quentes.

Algumas pessoas bebem o licor após as refeições para auxiliar no processo digestivo, outras preferem ingerir a bebida com aperitivos em uma roda de amigos ou até mesmo em festas como recepções de casamentos.

Com tamanha versatilidade, é praticamente obrigatório ter o seu licor preferido em casa, mas o que deve ser levado em consideração no momento de escolher o melhor licor para cada situação? Leia o artigo e fique por dentro!

DICAS PARA ESCOLHER O LICOR IDEAL

ESCOLHA O LICOR BASEADO NA SUA UTILIZAÇÃO

Uma das coisas mais importantes sobre os licores é que eles possuem uma fabricação diferenciada, sempre de acordo com a sua futura aplicação. Um exemplo disso são os licores cremosos, dentre eles o mais famoso é o AMARULA.

Por ser um licor cremoso e a base do creme ou da fruta marula, ele é muito indicado para utilização em coquetéis, pois traz um sabor parecido com o da baunilha, ou para consumo puro acompanhado de gelo.

OUTROS TIPOS DE LICORES E SUAS PRINCIPAIS APLICAÇÕES SÃO:

Licores de Café: Por ter um sabor contrastante ao doce, o licor de café é muito utilizado no preparo de sobremesas, mas também pode ser incluído em uma grande variedade de coquetéis.

Licores de Frutas: Alguns licores de frutas já vêm acompanhados de frutas dentro da própria garrafa, o que torna o seu consumo muito mais agradável puro e com gelo. Ainda há a possibilidade de incluí-lo em saladas de frutas, coquetéis e até mesmo utilizá-lo como cobertura de sorvetes.

Licores Xaropes: Os mais famosos licores xaropes são os da marca Kally, que conta com opções de framboesa, cassis, maçã verde entre outros. Esse tipo de licor é muito utilizado em coquetéis e sobremesas. O mais interessante é que essa versão pode ser consumida por pessoas de todas as idades, pois não contém álcool.

É claro que existem muitos outros tipos de licores, por isso o ideal é sempre pesquisar a origem e as formas mais características de utilização do produto antes de adquiri-lo, dessa forma, a tendência é que seja um sucesso!

VERIFIQUE SE OS SABORES AGRADAM O PALADAR DO PÚBLICO

Outro ponto importante é que por ter um sabor exótico e bem marcante, o licor deve ser escolhido de acordo com o paladar de quem o vai consumir. Mas isso não se torna um problema, quando pensamos na grande quantidade de opções disponíveis no mercado.

Há versões mais doces, como é o caso dos licores cremosos ou de frutas, licores com toques mais suaves como os cremosos, e licores mais refrescantes. O que importa é que existem opções para todos os gostos!

ADQUIRA O PRODUTO EM LOJAS ESPECIALIZADAS

Como qualquer produto, especialmente os alcoólicos, a aquisição do licor deve ser feita em locais especializados. Não se deve optar apenas por preços baixos, tendo em vista que a qualidade do produto é diretamente proporcional ao resultado de sua aplicação, seja em ela em coquetéis, sobremesas e demais utilizações.

E aí, ficou animado para saborear a bebida? Então fique conosco, com certeza o Museu da Gula tem o licor ideal para você!