Museu da Gula

Dicas

» Veja mais

Saiba como utilizar o vinagre balsâmico na hora de cozinhar

 

 

O vinagre balsâmico é aquela típica opção que, antes desconhecida do público em geral, começa a ganhar espaço nas mais variadas cozinhas brasileiras. Contudo, apesar de ter inúmeras finalidades, poucos sabem onde usar.

Por isso, ao entender como utilizar o vinagre balsâmico na hora de cozinhar, abrem-se inúmeras possibilidades.

Isso inclui novos aromas, sabores e combinações, de saladas, carnes e, acredite, até mesmo nas sobremesas.

Quer proporcionar uma experiência única com essa iguaria singular?

Então acompanhe, abaixo, como utilizar o vinagre balsâmico na hora de cozinhar, surpreender aos seus convidados - e a si mesmo.


UM POUCO SOBRE A IGUARIA

Primeiramente, vamos conhecer um pouco mais sobre o vinagre balsâmico e suas propriedades. É produzido a partir de determinados tipos de uvas que são envelhecidas em barris de carvalho, levando também o nome de acetato balsâmico em italiano.

Escuro, com sabor marcante agridoce, possui inúmeros benefícios para a saúde. Não à toa, está entre as opções mais refinadas de vinagres, apresentando características, como uma densidade maior que seus similares. Na cozinha, suas funções são muitas.


COMBINA COM TUDO

Podemos dizer que esse tipo de iguaria realmente combina com tudo. Molhos, saladas, carnes brancas e vermelhas, e como dito, até sobremesas, podem ser um complemento ao seu cardápio.

Para quem deseja saber como utilizar o vinagre balsâmico na hora de cozinhar, seguem algumas dicas de alimentos e métodos que combinam especialmente com ele:

• Uma tradicional receita é o bacalhau de forno, com alguns fios do vinagre, dando um sabor especial e singular ao prato;

• Com peito de frango, as opções são as mais variadas possíveis - como um molho complementando tiras empanadas dessa região da ave, ou ajudando a dar um gosto específico em frangos inteiros que vão ao forno;

• Receitas de maionese, que dependem da famosa ‘liga’, podem ser feitas com vinagre balsâmico. Além de ajudar a dar forma ao seu prato, também contribui para que ela tenha um gosto peculiar e muito saboroso;

• As saladas podem receber esse tipo de vinagre de várias formas: como molhos, temperos, complementos junto com o azeite de oliva e outros métodos. Contudo, por se tratar de algo mais refinado e com sabor acentuado, deve ser utilizado moderadamente (um fio é o suficiente), nas mais variadas verduras e legumes;

• Patês também harmonizam com o vinagre balsâmico, com consistência e gostos singulares - principalmente aqueles servidos com torradas;

• Outro jeito de como utilizar o vinagre balsâmico na hora de cozinhar é aproveitar as sopas nas épocas frias: cenoura, batatas e até repolho pedem uma colher de chá, o que dá um gosto mais intenso ao caldo da sua refeição;

• Sobremesas de nozes e sorvetes, com uma dose moderada (ao menos para experimentar), em um bom balsâmico envelhecido, tem seu gosto acentuado.


INÚMERAS OPÇÕES

Um dos complementos mais volúveis e com opções a critério do cozinho, o vinagre balsâmico combina com diferentes pratos, desde que usado sempre nas medidas do gosto de quem irá cozinhar.

Além de trazer um sabor especial as suas refeições, também possibilita ótimos benefícios à saúde.


Se você ficou com vontade de experimentar o  vinagre balsâmico e suas ricas combinações, aproveite e veja nossa seção exclusiva com as marcas mais conceituadas no mundo da gastronomia, acesse!

 

Atendimento ao cliente Segunda à sexta, das 8h às 18h
(16) 2102-0350 (ramal 371)

Os valores anunciados são exclusivos para compras online