Museu da Gula

Dicas

» Veja mais

Tequila: 4 dicas para você saborear melhor essa bebida


Quando se fala em saquê, lembra-se logo do Japão. A Champanhe remete à França. Com a Tequila não é diferente. Não há quem fale sobre a bebida e não remeta às paisagens áridas mexicanas.

Feita com o miolo do Agave-Azul, a bebida se popularizou mundo afora sendo consumida em doses com o típico limão e sal. Mas recentemente, com o ganho de espaço nas prateleiras de marcas superiores, o consumidor vem passando a apreciá-la sem os acompanhamentos.

Pensando nisso fizemos uma lista com 4 dicas para que você possa saborear esta bebida em sua plenitude:


1. TOME SEGUINDO A MANEIRA TRADICIONAL MEXICANA

O orgulho patriótico mexicano está presente até mesmo na hora de beber a Tequila. No país, a bebida pode ser acompanhada de uma dose de suco de limão e uma de “sangrita”, bebida é feita com tomate, laranja, pimenta tabasco e jalapeño, entre outros ingredientes.

Quando ordenados, o limão, a tequila e a sangrita remetem às cores da bandeira mexicana, por isso, o conjunto é chamado de “bandera”.

A dica é tomar em goles e não em doses: primeiro a Tequila, depois o limão e por fim a sangrita.


2. TEQUILA NÃO É VINHO

A Tequila pode ser classificada em quatro tipos, dependendo do tempo de amadurecimento. A “Blanco” é de coloração transparente, recém-destilada. “Reposado” após dois meses de maturação, “Añejo” e “Extra-Añejo”, com 1 e 3 anos de envelhecimento, respectivamente.

Entretanto, a tequila é diferente do vinho: sua qualidade é medida pela quantidade de álcool de Agave-Azul existente em sua mistura. Aquelas que chegam a 100% são consideradas puras e claro, são as mais prestigiadas e caras.


3. APRECIE AS NOTAS DE SABORES

Tomar tequila com limão e sal é um clássico. A prática surgiu há mais de 200 anos, mas na maioria das vezes, era realizada para esconder os problemas da baixa qualidade da destilação, que traziam sabor forte para o produto final.

Com as evoluções tecnológicas, a bebida chega cada vez melhor ao consumidor. Assim como a vodca e o uísque, a Tequila pode ser servida em copos maiores, para sentir melhor o aroma da bebida.

Os goles também são recomendados, já que ao tomar tudo de uma vez, perde-se a oportunidade de sentir os sabores adquiridos no repouso.


4. PODE HARMONIZAR SIM!

A tequila está deixando de ficar restrita às baladas e ganhando espaço em círculos de apreciação.
O mais interessante é que, ao contrário do que se pensa, a bebida pode ser harmonizada com alguns pratos.

Tequilas claras combinam com pratos leves. Saladas de folhas e carne branca combinam bastante com a Silver. A Añejo adquire notas de condimentação, sendo ideal com pratos da culinária asiática. Já a Reposado é mais encorpada, e vai bem com pratos mais intensos em sabor, como carnes vermelhas ou mais gordurosas.

Nos drinques, a receita é a mesma. As mais claras são boas para drinques mais frescos, enquanto as envelhecidas entram em coquetéis mais elaborados.


Ficou com vontade de apreciar uma dose de tequila?

Clique aqui para ver todas as opções disponíveis na nossa loja virtual!

 

Atendimento ao cliente Segunda à sexta, das 8h às 18h
(16) 2102-0350 (ramal 371)

Os valores anunciados são exclusivos para compras online