Vermouth: você já ouviu falar nesse tipo de bebida?

Se você, assim como nós, também não dispensa um bom drink, é claro que já deve ter ouvido falar a respeito do vermouth, ou vermute, como é popularmente conhecido.

Afinal de contas, nunca estivemos tão interessados no mundo dos drinques como nos dias de hoje. Então, é indispensável que os conhecimentos sobre o vermouth passem a fazer parte do nosso cotidiano, não é mesmo?

Portanto, se você conhece, mas não sabe muito a respeito dessa bebida, ou até mesmo nunca ouviu falar sobre ela, mas tem muito interesse pelo mundo dos coquetéis, continue acompanhando nosso artigo.

Hoje, falaremos tudo o que você precisa saber sobre essa bebida. Boa leitura!

AFINAL DE CONTAS O QUE É VERMOUTH?

Uma bebida tipicamente italiana, o vermouth tem muitas teorias quanto à sua origem. No entanto, já foi comprovado de que sim, sua primeira comercialização foi na Itália, por meio de da empresa, também italiana, Carpano, em 1786.

A porcentagem de vinho em sua composição pode variar entre 70 a 80%, fazendo com que o restante da composição fique por conta de aromas e sabores diferenciados.

Ingredientes como cravo da índia, canela, açúcar, lírio e noz moscada são alguns dos ingredientes que ajudam a fazer dessa bebida única.

QUAL O MELHOR MOMENTO PRA DEGUSTAR O VERMOUTH?

A bebida vermouth é popularmente conhecida como um aperitivo. Isso, porque é muito utilizada para abrir o aperitivo antes das refeições.

Além disso, essa bebida foi desenvolvida na Europa Medieval, e seu primeiro uso tinha como objetivo fins medicinais.

Por possuir um sabor bastante marcante e característico, o vermouth popularizou-se por todo o mundo.

COMO O VERMOUTH É PREPARADO?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a história do vermouth, que tal conhecer também o processo de preparo dessa bebida deliciosa? Basicamente, 90% dos vermouths são produzidos em países que já possuem costume na produção de vinhos.

Não à toa, os tipos de vermouths mais famosos podem ser encontrados em países como Itália e França, verdadeiros gigantes no processo de produção de vinhos.

No que diz respeito ao preparo do vermouth, podemos classificar o processo em duas etapas. Na primeira etapa, ocorre a infusão, onde as ervas e plantas aromáticas são imersas no vinho, o que dura o tempo necessário para que ele adquira aromas e sabores mais marcantes e amargos. Já na segunda etapa, são adicionados os extratos comumente preparados com outras ervas, os quais são aos poucos adicionados ao vinho.

Feito isso, a mistura de todos esses ingredientes passa por um processo de pasteurização. No processo de pasteurização o objetivo é parar o processo de fermentação, e também impedir que o conteúdo acabe se contaminando.

O próximo passo, é passar o conteúdo pela filtragem, e logo em seguida, pelo processo de envasamento.

Mas não pense que é em qualquer garrafa! As garrafas de vermouth são próprias para o envelhecimento, já que é por meio do envelhecimento que o vermouth alcançará seu aroma e teor alcoólico ideal.

E para encontrar um bom Vermouth, você já sabe, navegue pela Loja Virtual do Museu da Gula e descubra um mundo de sabores. Aprecie!