Museu da Gula

Dicas

» Veja mais

Vinagre: descubra os diferentes tipos que existem e como utilizar cada um deles

 

 

O vinagre é um dos ingredientes mais utilizados na cozinha, geralmente para temperar pratos, como a famosa salada de legumes. Mais que isso, na verdade, há quem diga que essa iguaria também pode ser utilizada na limpeza doméstica. 

Gostaria de conhecer os diferentes tipos de vinagres que existem e como utilizar cada um deles? Em caso de resposta positiva, não deixe de continuar a leitura. Combinado?


VINAGRE DE VINHO

O vinagre de vinho é um dos mais comuns no mercado e são geralmente elaborados a partir da fermentação de vinhos fabricados com uvas que são produzidas no sul do Brasil. 

Costumeiramente, esse vinho é utilizado para temperar receitas como sopa de tomate e pimentão. Além disso, pode ser utilizado em pratos como gaspacho. 


VINAGRE DE MAÇÃ

Ao lado do anterior, está o vinagre de maçã, um dos mais usados na cozinha. Ele conta com um aroma e sabor suave. 

Assim como o anterior, pode ser utilizado em pratos como sopa, galinha guisada, salada de legumes, bem como em molhos e receitas agridoces.


VINAGRE DE FRUTAS

Sabia que, além da maçã, existem outras frutas que são utilizadas para fabricar vinagres? Conforme matéria publicada pela Abril Saúde, frutas como carambola, kiwi e jabuticaba viram vinagres em países tropicais, como o Brasil, por exemplo. 

O vinagre produzido com essas frutas é utilizado para temperar receitas como salada de legumes e pratos cozidos de maneira geral, como carne vermelha e branca.


VINAGRE DE ARROZ

Esse vinagre é famoso, sobretudo, em países asiáticos, como Japão e China, por exemplo, onde há um grande cultivo do arroz, matéria-prima principal desse tipo. 

Diferentemente dos tipos de vinagre que são produzidos nos países tropicais, cujo maior objetivo é temperar alimentos ou pratos, a exemplo dos que citamos, o vinagre de arroz é utilizado como ingrediente para conservar receitas, como o sushi. Assim, o vinagre de arroz é uma espécie de conserva. 


VINAGRE DE ÁLCOOL

O vinagre de álcool é um dos mais em conta no mercado brasileiro, pois costuma ter um preço mais baixo. Ele é produzido, geralmente, a partir da cana-de-açúcar e pode ter um aroma parecido com o limão e com ervas frescas.

Segundo especialistas, ele é geralmente utilizado na produção de picles, como uma espécie de conservante. 

Também pode ser utilizado para limpar manchas em locais como vidro, mesa, etc.


VINAGRE DE HORTALIÇAS

Alguns vegetais também podem ser utilizados para fazer vinagre, o chamado vinagre de hortaliças. Comumente são utilizados os seguintes vegetais: tomate, cenoura e pepino, entre outros. 

Esse tipo passou a ser fabricado como uma forma de aproveitar melhor os vegetais e, assim, evitar desperdícios. Ele é comumente utilizado para temperar pratos ou receitas como sopa e guisados, em geral, além de saladas. 

Como você observou, existem vários tipos de vinagres, cada qual apresentando um gosto diferenciado que pode garantir à sua receita um sabor mais apetitoso. Selecione o que mais gosta e prepare receitas deliciosas. 

 

Gostaria de ler outros conteúdos como este? Então não deixe de acompanhar as publicações de nosso blog. Estamos sempre publicando artigos que podem enriquecer muito mais os seus conhecimentos gastronômicos!

 

Atendimento ao cliente Segunda à sexta, das 8h às 18h
(16) 2102-0350 (ramal 371)

Os valores anunciados são exclusivos para compras online