Museu da Gula

Dicas

» Veja mais

Vinho: 5 curiosidades sobre a bebida que vão te surpreender

 

 

Refinados, com uma capacidade única de trazer sofisticação a qualquer momento ou qualquer refeição, vinhos possuem um poder que só eles têm, de causar impacto até nos momentos mais cotidianos das nossas vidas.

Advinda da uva, esta bebida possui um valor simbólico e histórico que passa de geração em geração de apreciadores, que sempre buscam o melhor para viverem seus momentos ao estilo carpe diem.

Com tantas qualidades, fica difícil descrever os vinhos com tudo o que merecem. Durante sua história, existem milhares de fatos e momentos que mereceriam ser retratados.

Por isso, separamos exclusivamente para você estas 5 curiosidades sobre a bebida, para que você conheça um pouco mais e agregue às rodas de conversa durante uma boa apreciação. Confira, a seguir:


1. MAIORES CONSUMIDORES DO MUNDO

Com certeza ao ler a frase acima a primeira imagem que veio à sua cabeça é a de países do velho continente, como Portugal, Itália, França, Espanha e outros. Correto? Porém, o país que mais consome esse produto no planeta são os Estados Unidos.

Em relação aos vinhos tintos, porém, esse posto é alcançado por nada mais nada menos do que a China. O país asiático é um exímio consumidor, fato influenciado fortemente pelo simbolismo da cor vermelha, considerada de boa fortuna na região.

Porém, se forem considerados todos os tipos de vinho, a França chega a ultrapassar a China em relação a consumo.

Outro fato curioso: se forem considerados fatores per capita, o Vaticano é o maior consumidor.


2. PRODUÇÃO

Para se produzir uma garrafa de vinho de 750 ml apenas, são necessárias aproximadamente 300 unidades de uvas.

A Itália é o país que mais produz vinho no planeta, e isso se deve muito ao fato de os norte-americanos, maiores consumidores do planeta, preferirem os vinhos italianos a de outros países europeus.


3. VINHO DO PORTO NÃO É PRODUZIDO NO PORTO

Isso mesmo que você leu. Apesar de muita gente bater o pé acreditando no contrário dessa afirmação, essas bebidas são produzidas na região do Douro, muito próxima ao Porto. O batismo se deu por conta do armazenamento que ocorria na região antes de ser enviada para o mundo todo.

O Douro, inclusive, é a primeira denominação de origem do mundo. A região produz vinhos há mais de 2 mil anos e é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.


4. VINHO E AS MULHERES

Na antiguidade, era proibido para as mulheres o consumo do vinho. Nos tempos do Império Romano, caso uma mulher fosse flagrada bebendo vinho, poderia até perder a vida. Que bom que os tempos mudam e hoje qualquer mulher pode apreciar um bom vinho aonde e como quiser!

Outra curiosidade relativa às mulheres é que, na maioria dos casos, o vinho causa maior impacto no organismo do que nos homens, devido à uma quantidade de uma enzima necessária para metabolizar o álcool no organismo.


5. ALGUMAS PESSOAS POSSUEM MEDO

Por incrível que pareça, existem pessoas que têm medo irracional de vinhos. A condição é chamada enofobia, e pode causar ansiedade, nervosismo, estresse e transpiração aos indivíduos, quando na presença de uma taça de vinho ou em um lugar que saibam que a bebida está sendo servida.


Caso você tenha gostado do conteúdo, não deixe de navegar pelo nosso blog e conferir outras publicações da nossa redação!

 

Atendimento ao cliente Segunda à sexta, das 8h às 18h
(16) 2102-0350 (ramal 371)

Os valores anunciados são exclusivos para compras online