Museu da Gula

Dicas

» Veja mais

Vinho: a bebida milenar que fermenta sozinha

 

 

Quem criou o vinho? Como a bebida surgiu?

Como a uva fermenta sozinha, é difícil datar o surgimento da bebida. Podemos dizer que o vinho se faz sozinho?

No processo de maturação da uva, ao passar do ponto e se romper, a fruta libera o suco que fermenta em contato com a casca, na qual se encontram as leveduras. Enfim, se isso ocorrer dentro de um recipiente, teremos um vinho.

Dessa forma, o vinho pode ter vindo de uma conserva. Já que as uvas eram colhidas no verão, ao armazená-las para o inverno, ocorreu a fermentação.

Mas afinal, de quando é o vinho?

Esse processo é tão antigo que está pintado no teto da Capela Sistina. Lá, Noé está sem roupas e deitado, por ter bebido o líquido que se formou numa garrafa em seu vinhedo.

Voltando mais no tempo, segundo a mitologia persa, um rei expulsou uma de suas mulheres do harém, sozinha e sem ter para onde ir, a mulher procurou um veneno para dar fim ao seu sofrimento. Encontrou um pote, tomou o líquido e ficou bem, tao bem que relaxou e dormiu.

Acordada e ainda se sentindo bem, procurou e contou ao rei o ocorrido. Ele pediu que lhes trouxessem o pote. O rei cheirou e percebeu que era uva e que possuía um odor forte devido a fermentação. Ele tomou, gostou e a mulher retornou ao harém.

E na literatura?

Mas não para por aí, na literatura antiga também há registros sobre a fermentação e sobre o vinho. No Oriente Médio, arqueólogos encontraram a extinta cidade assíria de Nínive e uma biblioteca feita em tábuas de argila com relatos sobre a bebida.

Para muitos dos povos da região, o barro é um elemento primordial na criação humana. Lembra-se da bíblia? Adão, barro e o sopro divino? Sim, são povos da mesma região.

Mas, no mito da criação assíria, o vinho também é um elemento fundamental. Enkidu, feito pelos deuses a partir do barro, se torna humano após consumir 7 cálices de vinho.

Siduri, a Deusa do Vinho e da fermentação também aparece nas tábuas assírias. Sua casa é descrita como sendo próxima das águas e estudiosos ligam essa descrição ao Mar Mediterrâneo e ao Irã, que é o local de origem dos primeiros vinhedos.

Estudos científicos

No entanto, mitologias à parte, por meio da datação por Carbono-14, um método científico que mede a quantidade desse elemento químico presente nos seres, tem-se vestígios de uvas e consequentemente, da fermentação e do vinho de 7000 a.C

Arqueólogos acharam sementes de uva entre o Már Cáspio e o Már Negro na região do Caucaso, na Europa. Nessas sementes, realizou-se a datação por Carbono 14 e chegaram a essa data.

E o que essas sementes faziam nesta região?

Bem, o homem era nômade, migrava constantemente em busca de alimentos. Na região ocorreram alguns dos primeiros assentamentos humanos, ou seja, o homem se fixou ao local, produzindo seus alimentos. Atualmente na região estão os países: Geórgia, Turquia, Armênia, Irã.

Da mitologia aos dias atuais

O vinho é uma bebida tão antiga quanto as uvas. Sua fermentação natural possibilitou seu conhecimento e difusão. Porém hoje, ela ocorre de maneira controlada.

Assim como a temperatura na qual ocorre, fatores como a presença de leveduras e o contato com o ar são cuidadosamente monitorados. A fermentação demora entre quatro a 7 dias dias.

Como regra geral, quanto maior a temperatura no processo, mais rápido a uva fermentará e mais encorpado será o vinho e quanto mais amena a temperatura, mais tempo levará e mais frutado o vinho será.

Para saborear essa bebida milenar, nada melhor do que uma boa escolha e ótimas companhias. Veja a nossa carta de vinhos ou venha até a nossa loja para conversar com um de nossos especialistas.

Quer saber mais sobre vinho?

Além disso, veja aqui como conservar corretamente suas garrafas de vinho. E, para saber algumas dicas sobre harmonização de vinho banco, visite esse post.

Atendimento ao cliente Segunda à sexta, das 8h às 18h
(16) 2102-0350 (ramal 371)

Os valores anunciados são exclusivos para compras online