Museu da Gula

Dicas

» Veja mais

Vinho verde: uma ótima bebida para saborear no verão

 

 

Uma das estações mais aguardadas do ano, o verão se aproxima para deixar tudo mais alegre: sol, mar e céu azul.

Alguns hábitos acabam mudando na hora de se alimentar e escolher as bebidas. Além da tradicional cervejinha, os amantes de vinho contam com uma ótima opção para saborear: o vinho verde.

Cada vez mais o vinho verde tem conquistado o seu espaço merecido no paladar dos brasileiros. Portanto, se você já quer fazer bonito neste verão, opte pelo vinho verde e se delicie com essa tendência.


CARACTERÍSTICAS DO VINHO VERDE

Apesar do nome, o líquido na realidade não é verde. Os vinhos verdes têm coloração rosé, tinto e branco.

Isso mesmo!

O que dá a cor à bebida é o tipo de uva utilizada no preparo. No caso do vinho verde, a bebida ganhou esse nome por conta de uma região de Portugal, conhecida por Região Demarcada dos Vinhos Verdes, localizada no Norte do país e famosa por produzi a bebida desde 1908.

A região é toda coberta por uma vegetação bem verde, daí o nome.

Tendo como característica marcante a acidez, o vinho verde tem um controle bastante rigoroso que deve ser seguido pela produtora na hora de elaborar a bebida. Inclusive, algumas uvas são encontradas apenas na região de Portugal.

A colheita da uva deve ser realizada antes, ou seja, deve ser recolhida antes que a fruta chegue ao ponto máximo de maturação. Sendo assim, o produtor acaba trabalhando com uma fruta com quantidade menor de açúcar.

O resultado é um vinho verde mais azedinho e com baixo teor alcoólico, por isso é perfeito para ser degustado no verão.


COMO HARMONIZAR VINHO VERDE

Imagine poder relaxar uma tarde inteira na piscina, degustando um delicioso vinho verde? Mas calma que faltam os acompanhamentos, não é verdade?

Existem muitas opções para combinar deliciosos pratos com vinho verde, entre elas o tradicional bolinho de bacalhau, que cai perfeitamente bem para os dias quentes de verão.

Além de combinarem perfeitamente com bolinhos de bacalhau, você pode harmonizar vinho verde com peixes em geral, frutos do mar, pratos orientais, como sushis e sashimis, saladas, carnes brancas e pratos portugueses.

Viu, por que o vinho verde é uma ótima bebida para saborear no verão? Porque ele é menos alcoólico, saboroso e acompanha pratos leves, tudo o que o verão pede.


CURIOSIDADE SOBRE O VINHO VERDE

• O vinho verde é muito consumido pelas mulheres por conta do seu sabor delicioso e por ter um teor alcoólico menor.

• A marca portuguesa Casal Garcia foi a responsável por impulsionar a moda do vinho verde. A marca tem mais de 70 anos de tradição.

• Portugal exportou para o Brasil, em 2016, mais de 100 mil garrafas de vinho verde, o que mostra o quanto os brasileiros passaram a degustar o vinho verde como ele realmente merece.


E aí, ficou com água na boca? Então navegue pelo nosso site aproveitar as promoções especiais de vinho verde!

Atendimento ao cliente Segunda à sexta, das 8h às 18h
(16) 2102-0350 (ramal 371)

Os valores anunciados são exclusivos para compras online