Vodka no molho da massa? Aprenda essa receita (vegana e sem glúten)

Cozinhar um delicioso molho para massas caseiro, do zero, faz você se sentir bem, não importa o que aconteça. Certamente, além de vinho, a vodka também pode ser usada na cozinha.

Pois hoje vamos ensinar você a cozinhar o Penne alla Vodka. Esse é um macarrão com um molho super cremoso, vegano e sem glúten!

O molho de vodka pode ser feito com laticínios, mas esta receita não contém nenhum derivado do leite! O creme de leite foi trocado pelo creme de castanha de caju, igualmente delicioso.

O que é molho de vodka?

Se você nunca comeu molho de vodka antes, pode estar se perguntando: qual é o gosto dele? Pois ele é cremoso, saboroso, ligeiramente apimentado, herbáceo e, se você desejar, picante. À medida que a base do molho ferve, os tomates e as cebolas caramelizam e ficam doces. Aliás, a vodka compensa essa doçura e adiciona um toque levemente apimentado à receita.

Resumindo a história - é DELICIOSO!

O álcool na vodka evapora à medida que o molho ferve, então tudo o que resta quando você está pronto para comer é um sabor brilhante e ligeiramente picante.

Por que você vai adorar este molho cremoso de vodka

Esta receita é:
• Salgada
• Rica
• Cremosa
• Fácil de fazer
• Vegana
• Sem laticínios
• Sem glúten

Descrição

Fazer o molho cremoso de vodka vodca caseiro (vodka penne alla) é muito mais fácil do que você pensa! Esta receita é super simples, saudável e sem laticínios.

Isto é, feito sem creme de leite - substituído pelo rico creme de castanha caju - e pronto em apenas 30 minutos Vegano e sem glúten.

Ingredientes:

• 1/2 xícara de castanha de caju
• água fervida
• 3 colheres de sopa de azeite
• 1 cebola pequena, finamente cortada
• 4 dentes de alho picados
• 1 colher de chá de sal
• 1/2 xícara de vodka
• 1 lata de tomate pelados
• 1/4 xícara de massa de tomate
• pimenta calabresa (opcional)
• 1 colher de chá de alho em pó
• 1 colher de chá de cebola em pó
• 2 colheres de chá de suco de limão
• 1 colher e meia de chá de sal
• 2 colheres de sopa de fermento nutricional
• 350 gramas de macarrão sem glúten
• 1 xícara e meia de água de macarrão (reservada)
• sal a gosto
• manjericão fresco para servir
• pimenta calabresa para servir

Modo de preparo

Adicione as castanhas de caju a uma tigela e cubra com água fervida. Deixe de lado.

Enquanto isso, aqueça o azeite em fogo médio. Adicione a cebola e o alho e refogue até que as cebolas estejam bem macias - cerca de 5-6 minutos.

Logo após, adicione a vodka, os tomates pelados, a massa de tomate, a pimenta calabresa (se desejar), o alho em pó e a cebola em pó na frigideira. Leve o molho para ferver e cozinhe em fogo baixo, mexendo ocasionalmente, por cerca de 10-12 minutos, até que o álcool na vodca tenha evaporado e o molho reduzido.

Enquanto o molho está cozinhando, ferva o macarrão de acordo com as instruções da embalagem. Reserve 1 xícara e meia de água do macarrão para a próxima etapa.

Escorra a castanha de caju ensopada e coloque no liquidificador com o molho tomate pronto, o fermento nutricional, o suco de limão e 3/4 de xícara de água reservada para o macarrão.

Bata em velocidade alta, até ficar homogêneo e cremoso, sem pedaços de castanha de caju. Ajuste o sal ao seu gosto.

Enfim, retorne o molho para a frigideira, junto com o macarrão cozido. Misture e aqueça em fogo baixo, mexendo de vez em quando até que o molho cubra o macarrão por igual.

Por fim, se desejar, dilua o molho com um pouco mais de água do macarrão. Sirva coberto com manjericão fresco e pimenta calabresa!

Encontre os melhores ingredientes

Na loja virtual do Museu da Gula você encontra as melhores vodkas para a sua receita. Ademais, visite o Empório Museu da Gula, em Ribeirão Preto ou Campinas, para encontrar os melhores ingredientes para a sua receita.

Se quiser algumas dicas de outras bebidas para cozinhar, dê uma lida nesse post.