Museu da Gula

Dicas

» Veja mais

Whisky: 6 curiosidades sobre essa bebida que você precisa conhecer

 

 

O whisky é uma das bebidas mais famosas e consumidas do mundo, mas, embora exista há séculos, alguns fatos ainda são desconhecidos e geram várias dúvidas entre seus apreciadores. Sabendo disso, reunimos a seguir, as principais curiosidades que você sempre quis saber sobre o whisky.


1. COMO É FEITO O WHISKY

O whisky é produzido a partir de grãos, assim como a cevada e o milho, depois destilados e envelhecidos em barris de madeira, como o carvalho, que conferem a bebida seu sabor característico. 

O tempo de envelhecimento, ou seja, o tempo que o whisky passa dentro dos barris, determina se seu sabor será mais ou menos acentuado, além da qualidade da bebida. É por esse motivo que consideramos que, quanto mais velho o whisky, melhor ele é. O envelhecimento precisa ser de, ao menos, três anos, com as versões de 8, 12 e 18 anos sendo as mais comuns. 


2. O CERTO É WHISKY OU WHISKEY?

Embora não seja possível dizer exatamente quando e onde o whisky surgiu, é na Escócia e na Irlanda do século XV que encontramos pela primeira vez a bebida na forma mais próxima da que conhecemos atualmente. 

Naquela época, o idioma falado na região era o gaélico, que denominava tal bebida como “uisce beatha”. Mais tarde, na Escócia, a expressão se transformou em whisky, assim como é conhecida também na Inglaterra e no Japão. Já na Irlanda, o termo foi abreviado para whiskey e, graças à imigração irlandesa, os Estados Unidos e o Canadá também adotaram a palavra. Portanto, podemos considerar ambas as formas como corretas.


3. BOURBON É A MESMA COISA QUE WHISKY?

Como dissemos anteriormente, os imigrantes irlandeses tiveram forte influência nos Estados Unidos e, por causa disso, o país se tornou um dos maiores consumidores e produtores de whisky em todo mundo.

Como grandes apreciadores da bebida, os norte-americanos acabaram por criar a sua própria versão do whisky, produzida originalmente no estado do Kentucky, com ao menos 51% de grãos de milho destilados de maneira específica e diferente da comum. Essa nova versão é conhecida com bourbon.

Sendo assim, podemos considerar que todo o bourbon é um whisky, mas nem todo whisky é um bourbon.


4. O WHISKY ENVELHECE NA GARRAFA?

Você já deve ter ouvido falar que, quanto mais velho o whisky, melhor. Porém, você precisa saber que a bebida só envelhece se estiver em contato com a madeira. Portanto, aquele whisky guardado há anos em uma garrafa, diferentemente do que ocorre com o vinho e determinados tipos de cerveja, não está envelhecendo ou alcançando uma qualidade melhor.

O mais provável é que, com o passar do tempo, a bebida perca seu sabor característico e se torne desagradável para consumo.


5. A ÁGUA ESTRAGA O SABOR DO WHISKY?

Talvez você acredite que, assim como acontece com outras bebidas, misturar água ao whisky possa deixá-lo mais fraco e modificar seu sabor. Mas, a verdade é que, diferentemente de outras bebidas alcoólicas, quando acrescentamos um pouco de água ao whisky, seu sabor e seu aroma são liberados mais rapidamente, ficando ainda mais potentes. Para isso, é importante acrescentar a quantidade correta de água: cerca de um quarto da quantidade de whisky a ser consumida.


6. A MANEIRA CERTA DE BEBER WHISKY

Não existe apenas uma maneira correta de consumir whisky. Algumas pessoas gostam de degustá-lo, por exemplo, na maneira “on the rocks”, ou seja, com algumas pedras de gelo. Outras preferem consumi-lo puro, maneira conhecida como “cowboy”, em referência a forma como a bebida era consumida no Velho Oeste dos Estados Unidos.

Seja qual for a forma escolhida para degustar um bom whisky, a principal dica é sempre sorvê-lo devagar, aproveitando todo seu sabor e aroma.


Em nossa loja virtual você encontra uma ampla carta com os melhores whiskys do mundo, acesse e confira agora!

 

Atendimento ao cliente Segunda à sexta, das 8h às 18h
(16) 2102-0350 (ramal 371)

Os valores anunciados são exclusivos para compras online